sexta-feira, 18 de março de 2011

ESTUDO SOBRE AS SETE IGREJAS DA ASIA MENOR(PARTE 4)

A cidade de Filadélfia estava bem no centro da civilização grega. Foi fundada por Átalos II Filadelfos de Pérgamo, em 189 a.C. Em 481 a.C, o rei persa Xerxes I viajou a Sardes a caminho da Grécia. O prováveis objetivos de Átalos II em fundar a cidade de Filadélfia foram estabelecer uma passagem para a cidade de Frígia e helenizar aquela população que até então falavam em seu próprio idioma, o gálico.
Hoje, Filadélfia corresponde à cidade turca de Alasehir, situada a 130km ao leste de Esmirna. Portanto, por situar-se em um local estratégico, Filadélfia foi uma cidade que exerceu grande influência sobre aquela região do mundo antigo. Segundo as Escrituras, a Igreja em Filadélfia era cheia de vida, e realmente representava o verdadeiro, autêntico Cristianismo, sem a contaminação que haviam atingido outras das sete igrejas de Apocalipse. igreja em Filadélfia(ap.3.7-13)elogio fidelidade,critica ,nenhuma,correção,nenhuma,julgamento nenhum,promessa uma porta aberta,livramento de grande tribulação,lugar permanente no templo de Deus,um novo nome.
Filadélfia é um nome grego que significa "amor fraternal". O Senhor Jesus elegeu a Igreja de Filadélfia para representar o período histórico de avivamento que ocorreu na Igreja por volta de 1750 d.C. e que continuará até a ocasião do Arrebatamento. O período imediatamente anterior representado pela igreja de Sardis marcou a nova contaminação na Igreja por parte de Satanás, apesar da mesma haver passado pelo período da Reforma Protestante que deveria avivá-la, mas Satanás a atacou novamente no sentido de tentar mantê-la fria, morta, sendo novamente Igreja do Estado, tal qual era no período representado pela Igreja de Pérgamo. Tudo para tentar impedir o avivamento do Espírito Santo.
Em resumo: não foi a Reforma quem contaminou a Igreja, obviamente. Satanás tentou com que a Reforma não fosse efetiva na Igreja neste período.
Entre vários movimentos do Espírito Santo ao redor do mundo por volta de 1750 d.C. a fim de reativar o avivamento, vale a pena destacar um deles: o surgimento de John Wesley.
John Wesley, fundador da igreja metodista, surgiu como resultado de intercessão dos cristãos ingleses que clamavam a Deus por mudanças na Inglaterra da época, que estava literalmente entregue à miséria e à bebedice, sem futuro. Há registros históricos impressionantes de odres de vinho que se rompiam durante a disputa voraz da população londrina pobre por bebida, a ponto de homens e mulheres beberem o vinho que escorria pela sarjeta das ruas. A Inglaterra necessitava de mudança social drástica.
Uma das reuniões intercessórias de maior destaque foi o movimento de cem anos de oração elaborado e posto em prática pelo Conde Zindendorff, clamando a Deus por avivamento, no início do século XVIII. Pelo menos uma pessoa por dia orava pedindo perdão pelos pecados da nação inglesa, entrando na brecha (Ezequiel 22:30), fazendo com que o movimento de cem anos de oração fosse ininterrupto. Qual foi o resultado? O surgimento de John Wesley, que percorreu toda a Inglaterra montado a cavalo, sem jatinho, sem internet, e levou a Inglaterra a um dos maiores avivamentos em sua história, tirando-a da situação de miséria que vigorava até então.
O diabo tentou eliminar esse avivamento: aos oito anos de idade, John Wesley quase morreu em um incêndio criminoso misterioso em sua casa. Sua mãe narrou que John foi último dos filhos que ela conseguiu tirar da casa em chamas. Mas o diabo não conseguiu. O Poder de Deus sempre é maior. Dizia Samuel Chadwick: "O diabo treme, quando um homem ou uma mulher começa a orar, porque ele sabe que Deus vai agir". Aleluias!
Que exemplo! A intercessão muda a história! A intercessão acelera o cumprimento da Palavra! Vocês já pensaram se a Igreja Brasileira tomasse uma posição radical assim, nesses moldes? Quando isso acontecer, nosso Brasil será mudado totalmente!
O interessante disso é que o avivamento promovido pelo Espírito Santo nessa época reativou o trabalho missionário ao redor do mundo. O "ide" de Jesus (Marcos 16:15-16) voltou a ser obedecido pela Igreja. Sabem por quê? Porque o resultado da intercessão é a reconciliação entre os homens e Deus. Jesus, o intercessor (mediador) entre os homens e Deus, fez isso na cruz, e a intercessão sempre produzirá esse resultado ao final: reconciliação.
Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará e que fecha, e ninguém abrirá:
À igreja de Filadélfia, Jesus revela quatro características que não estão na visão de João em Apocalipse 1. São elas:
• Santo: Jesus relembra a Igreja de Filadélfia acerca da Santidade Dele. Em 1 Pedro 1:16, a Palavra afirma:
“... porque escrito está: Sede santa, porque eu sou santo."
A Igreja de Filadélfia se preocupava muito em buscar a santidade. Por isso Jesus se revelou como Santo a eles.
Verdadeiro: Em João 14:6, Jesus afirma ser a Verdade. Verdadeiro, segundo o dicionário Webs ter, significa íntegro, genuíno, confiável, consistente com fatos ou realidade. Em Jesus, não há duvidas! Em João 6:32-35, Jesus afirma novamente que Ele é o pão verdadeiro:
"Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá. Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. Então, lhe disseram: Senhor dá-nos sempre desse pão. Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede."
A cidade de Laodicéia situava-se cerca de 80 km de Éfeso e 64km a sudeste de Filadélfia. Era uma cidade muito rica, consistindo em centros de comércio e indústria muito prósperos na época. A cidade em si estava totalmente imersa na cultura grega. As ruínas de três igrejas encontradas na cidade evidenciaram que as mesmas eram realmente ricas, do ponto de vista financeiro.
Curiosamente, os vestígios arqueológicos jamais revelaram quaisquer sinais de que a igreja de Laodicéia teria tido êxito na propagação do evangelho na região, ao contrário da igreja de Éfeso, cujos registros arqueológicos provaram que a mesma foi muito eficaz em suas atividades ministeriais.
Perfil da Igreja de Laodicéia (ap.3.14.22) elogio nenhum, critica: foi indiferente, superestimou diante de Deus, correção arrepender-se e buscar a verdadeiras riquezas espirituais, promessas se assentara com Cristo no trono.
Laodicéia, em grego, quer dizer leigos. Em Colossenses 4:16, Paulo indica que havia uma relação entre a igreja de Colossos e a de Laodicéia, ou pelo menos ele estimula que haja uma comunicação entre as duas igrejas:
"E, uma vez lida esta epístola perante vós, providenciai por que seja também lida na igreja dos laodicenses; e a dos de Laodicéia, lede-a igualmente perante vós."
A igreja de Laodicéia é designada por Jesus como sendo "morna", nem fria nem quente, ou indiferente, o que faz com que possamos associar a Igreja de Laodicéia ao período em que a apostasia mais se acentuou na igreja, que começa em 1900 d.C. O termo "morna" é justamente usado em contraposição entre as águas termais quentes da cidade vizinha de Hierápolis e as águas frias e puras de Colossos, o que sugere uma indefinição, ou uma falta de posicionamento por parte dos cristãos laodicenses. Cristãos sem posicionamento definido conferem com o que está escrito em 2 Timóteo 3:5:
“... tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes."
A tradução ACF (Almeida Corrigida e Fiel) do mesmo versículo é ainda mais elucidativa para comparar-se às características da igreja de Laodicéia:
"Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te."
Não adianta ter aparência de piedade, mas negar o poder ou eficácia dela. Assim sugere o texto em que Jesus julga a igreja de Laodicéia.
Ao longo dos versículos a seguir, falaremos ainda mais da apostasia representada pela igreja de Laodicéia que está inserida em muitas igrejas de hoje, e que precisa ser extinta imediatamente. O objetivo, claro, é alertar aos cristãos de que a igreja precisa de cura, pois isso faz parte do processo de adorno da Noiva para poder receber o Noivo dignamente em Sua volta. Mas para se curar uma ferida, é preciso expô-la. Ninguém vai ao médico e espera que ele adivinhe os sintomas de uma enfermidade. O paciente descreve os sintomas, e então o médico faz um diagnóstico e elabora o tratamento correto para a cura. Assim deseja também o Médico dos médicos, Jesus, fazer o mesmo com a Sua Noiva.
QUE POSSAMOS NOS APRESENTAR A DEUS COMO OBREIRO QUE NAO TEM DO QUE SE ENVERGONHAR E QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE,UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.

3 comentários:

  1. A paz do Senhor irmã;Estou seguindo seu blog vi os estudos e vou estudá-los.Te achei porque vc está seguindo meu blog de crianças e resolvi te passar o de mulheres http://anotacoesdabiblia4.blogspot.com/
    mas chegando aqui vi que a senhora tem algo tb em comum comigo estudo bíblico ai estou te passando tb meus estudos que Deus tem me dado. veja e me deixe um recado se gostou .Deus te abençoe ricamente. Nilza Cardoso

    ResponderExcluir
  2. ah.. o blog de estudos é
    http://anotacoesdabiblia10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado ,desculpe mais andava muito ocupada e agora tenho estado mais em casa,relendo meu estudo para encadernar ,achei ,se puder mandar mais ,no face sou a pastora ana rosa ,vc me acha bjos e tudo de bom .

      Excluir